terça-feira, 24 de novembro de 2009

Grupo: as origens!

No dia 16 de Setembro de 2009 tivemos a primeira aula de Marketing do Mestrado de Marketing da FEP. Durante a apresentação da cadeira, ficamos a saber que iríamos ter aulas juntamente com o MIET – Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico da FEUP (O que é isso???!!!! Porquê? Não sabem que FEP e FEUP dão choque? Engenheiros?!!! Ohhh não!). No final da apresentação veio a parte que mais nos preocupava: a avaliação. A avaliação ia ser diferente para os alunos dos dois mestrados.
Os alunos do Mestrado de Marketing tinham de fazer grupos de 5 elementos. Cada grupo tinha de fazer 2 relatórios e 1 apresentação. Ia haver tantos trabalhos quanto o número de grupos. Pacífico, pensamos! Nunca imaginávamos o que nos esperava.
Depois da apresentação o professor fez grupos aleatórios (de acordo com a forma como cada um se tinha sentado na aula!) de cerca de 10 pessoas para fazer um plano de Marketing sobre uma empresa, a Ribel (uma forma original de não dizer Briel!). Como era de imaginar, os grupos ficaram com pessoas de ambos os Mestrados e fomos pela Faculdade em busca de um lugar para fazermos o dito trabalho. Quando começamos a ler o trabalho parecia que nunca mais acabava. Eram 13 páginas! Como dava para ler 13 páginas, fazer um plano de marketing e conciliar a opinião de todas as pessoas do grupo? Para não falar que só tínhamos 1 hora para fazer uma apresentação de cerca de 10 minutos com slides e tudo! Como se não bastasse era o dia de recepção aos caloiros da FEP. Resultado: passamos quase 1 hora a ver caloiros a rastejar e cantar “morte ao caloiro, o caloiro vai morrer!” e tivemos de ler e reler o texto vezes sem conta pois não ficava nada na cabeça.
Durante esse primeiro trabalho começamos logo a travar conhecimentos com os alunos e tentamos fazer um grupo. A primeira coisa a fazer era distinguir quem era de que Mestrado (Estávamos no momento quem é quem, mas um pouco mais fácil. Só havia duas perguntas a fazer: És do Mestrado de Marketing? Se a resposta fosse positiva avançávamos para o segundo nível. Queres entrar no grupo?)! Nesse grupo estavam presentes a Ana, a Márcia e o Mário. Estes três decidiram formar logo grupo. O Hélder, que também estava nesse grupo decidiu juntar-se a nós apesar de ser de outro Mestrado da FEP. Faltava apenas um elemento. A Ana disse que gostava de poder ficar com a Alina, pois tinham-se conhecido nas aulas de homogeneização.
Assim, estava formado o nosso primeiro grupo: Alina, Ana, Hélder, Márcia e Mário.

Sem comentários:

Enviar um comentário