terça-feira, 24 de novembro de 2009

Rapidez e eficiência a dar bons resultados

Do trabalho da Chupa Chups tinha ficado decidido que não podíamos demorar tanto a decidir a marca a abordar (As aulas de Negociação estavam mesmo a dar frutos!). Assim, quando o professor desse novo tema não íamos sair da faculdade sem ter a marca decidida. Assim foi.
No dia que entregamos o trabalho da Chupa Chups (20 Outubro 2009), o professor deu o 3º tema. Tínhamos que fazer a comparação de duas marcas em que uma delas tivesse uma grande carga emocional e a outra uma grande carga funcional.
No final da aula, já depois de uns quantos chupas comidos, decidimos muito rápido as marcas a abordar. Até rápido de mais. Devia ser pela experiência que estávamos a acumular!
As marcas que decidimos abordar eram a Swatch vs. Post it. Dividimos logo trabalho para cada um e fomos para casa por mãos à obra!
À noite chegaram as más notícias. Não podíamos fazer da post it, era uma das marcas mencionadas pelo professor. E agora? Que fazer? Bem que as coisas estavam a correr bem demais.
Mas os problemas não se ficam por aqui. Até à data o Raul ainda não sabia se estava ou não inscrito no Mestrado. Desta forma, desmotivou e disse que não ia fazer o trabalho connosco. O que valeu, é que esta maluqueira só durou 1 dia!
Não desanimamos. Decidimos que na quinta-feira íamos ter reunião para escolher a marca funcional. Após quase 2 horas de pesquisa e muitas marcas mencionadas e pensadas optamos pela Osram.
Agora faltava a parte mais difícil, como transformar um relatório em algo muito original?
Uma das primeiras coisas que pensamos fazer no nosso 1º trabalho (evolução de uma marca) era um jornal, mas tal verificou-se praticamente impossível devido ao tempo e ao custo que iria acarretar tal opção.
Como a ideia do jornal era boa, decidimos readaptar para uma revista na área do Marketing. Assim, surgiu a ideia de fazer todo o trabalho com uma formatação muito semelhante à Meios & Publicidade mas com um toque do trabalho, daí o nome do relatório.
Na segunda-feira (26 Outubro) descobrimos que havia outro grupo a fazer um relatório sobre a Swatch. Naquele momento ficamos paralisados! O que mais falta acontecer? Nesse mesmo dia chegamos a pensar fazer um trabalho novo com outra marca, mas o tempo era tão pouco que foi impossível mudar. Tivemos de chutar a bola para a frente e seja o que Deus quiser!
Não foi fácil fazer a Meios & Funcionalidade em tão pouco tempo. A formatação não era simples. Acabamos o trabalho em tempo recorde. Um dia antes da entrega todo o texto estava pronto, faltava apenas uns retoques na paginação.
O resultado final parece ter agradado muito ao professor, pelo menos a julgar pela sua avaliação. Tal resultado deixou o grupo bastante feliz, como devem calcular. Depois da tempestade, a bonança e o esforço estava compensado.

Podem ver o nosso trabalho! Em:
Los Desperados - Marca funcional vs marca emocional

Sem comentários:

Enviar um comentário